top of page

PRAIA DO RIO VERMELHO

   A Praia do Rio Vermelho está situada no bairro do mesmo nome, entre a praia de Ondina e a praia de Amaralina. Existem várias versões quanto ao nome da praia, uma delas diz que o nome teve origem em virtude de uma flor vistosa de matizes amarelo-vermelhos, Camará ou Cambará, para os índios, por atapetarem as margens do rio hoje chamado de Camurujipe, mas pelos índios, chamado de Camarajipe. A tradução literal de Camurajipe é, pois, rio dos Camarás.
   A praia do Rio Vermelho é formada por três enseadas com os nomes de Paciência/Buracão, Santana e Mariquita. Essa praia é famosa pela sua boemia, ela é um dos lugares de badalação em

   Salvador, com muitos barzinhos, restaurantes e hotéis. Foi neste local encantador que viveu o escritor Jorge Amado com sua esposa, também escritora, Zélia Gattai. Hoje a casa deles virou o espaço “Casa do Rio Vermelho”, aberta ao público para visitação, onde abriga a vida e obras dos escritores.

   Todos os anos, no dia 2 de fevereiro, acontece a maior e mais tradicional festa do Rio Vermelho. Essa celebração traz gente de todos os lugares e a praia fica lotada. Iemanjá é cultuada, onde lhe são ofertados presentes que são lançados ao mar. Temos também a famosa cozinheira Dadá com seu aconchegante restaurante, os acarajés famosos e gostosos da Dinha (hoje mantido pelos filhos), da Regina e da Cira. Além disso, o mais antigo monumento arquitetônico do bairro, a igreja dedicada a Nossa Senhora de Santana.

 

 

 

PRAIA DO RIO VERMELHO

PRAIA DO RIO VERMELHO

Por Marcelle Vargas

PRAIA DO RIO VERMELHO

PRAIA DO RIO VERMELHO

RIO VERMELHO

RIO VERMELHO

Por Marcele Vargas

RIO VERMELHO

RIO VERMELHO

Por Marcelle Vargas

© 2023 pelo Laboratório do Sol. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • youtube
  • Twitter Clean
  • facebook
  • Wix Facebook page
Para me seguir
bottom of page