top of page

PRAIA DO CHEGA NEGO / ARMAÇÃO

 

   A Praia do Jardim dos Namorados, também conhecida como praia do Chega Nego, tem esse nome, pois, depois da escravatura, é nessa área que os navios negreiros desembarcavam suas cargas humanas ilegalmente trazidas da África. O desembarque se estendia dali até Subaúma e, lá pra cima, já na fronteira do que seria mais tarde o estado de Sergipe.

   Essa praia está entre o parque denominado Jardim dos Namorados e onde se inicia a praia do Jardim de Alá.

Nesse parque costuma ter uma feira de artesanato aos fins de semana ou em temporadas, como no verão.

   A praia tem muitas ondas que se formam às suas margens e muitas pedras. É utilizada principalmente para pesca de molinete, e mais eventualmente para a prática do surf.

   O batismo Praia de Armação tem sua origem em outro ponto de pesca de baleias na costa da Salvador colonial: a Armação do Carimbamba, termo africano que significa xaréu magro. Esse ponto de pesca – hoje desaparecido – situava-se logo após o Jardim de Alá.

   Já mais recentemente, as Armações passaram a ser, também, o local onde os pescadores lançavam redes à espera de peixe, farto no litoral da cidade ainda nos anos 70. A urbanização da Orla Marítima, sua iluminação e o aumento do volume de tráfego espantaram os cardumes – especialmente os de xaréu – para longe da cidade. Perdeu-se um belo espetáculo, que era o recolhimento dessas redes ali “armadas”, e que sempre eram “puxadas” repletas de pescado das mais variadas espécies.

 

 

PRAIA DE ARMAÇÃO

PRAIA DE ARMAÇÃO

PRAIA DE ARMAÇÃO

PRAIA DE ARMAÇÃO

CHEGA NEGO

CHEGA NEGO

CHEGA NEGO

CHEGA NEGO

CHEGA NEGO

CHEGA NEGO

Praia do Chega Nego

Praia de Armação

© 2023 pelo Laboratório do Sol. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • youtube
  • Twitter Clean
  • facebook
  • Wix Facebook page
Para me seguir
bottom of page