top of page

 PRAIA DE PARIPE /
SÃO TOMÉ DE PARIPE

   Paripe é nome de origem Tupi e significa um canal de taquara e de cipós construído pelos índios brasileiros para pescar ou armadilha de peixe. Em português, era chamado Porto de Tubarão, ao tempo de Mem de Sá, pelo fato de ali existir uma espécie de muralha do Yperu = Tubarão.     

   A denominação Paripe – enquanto porto - precedera a de São Tomé, uma pequena capela cuja história está vinculada à velha “crença da pegada do São Tomé nas pedras dos arredores”. A denominação Paripe, portanto, antecede a de São Tomé, e a reunião de ambos, enquanto batismo desse subúrbio ferroviário de Salvador, se faz pelo uso cotidiano, desde os primeiros tempos da colônia.

   Últimos bairros praianos pertencentes à Salvador dentro da Baía de Todos os Santos, por sinal com praias de impressionante beleza, Paripe e São Tomé de Paripe guardam ainda um clima interiorano à beira mar.

Em Paripe, existe a Igreja de Nossa Senhora do Ó e, em São Tomé, a igreja em louvor a São Tomé, construída pelos jesuítas no século XVI. Foi durante o governo de Duarte da Costa que se avistaram os primeiros exploradores da região, os índios.

   A praia de São Tomé de Paripe é famosa por sua beleza natural e por sua proximidade com a Ilha de Maré; nela está instalada a Base Naval de Aratu, bem próximo ao limite com o município de Simões Filho.

Por causa da sua beleza natural, São Tomé de Paripe serviu de área de locação para o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, na década de 70.

 

 

 

SÃO TOMÉ DE PARIPE

SÃO TOMÉ DE PARIPE

Por Inês Barros D. Costa

SÃO TOMÉ DE PARIPE

SÃO TOMÉ DE PARIPE

SÃO TOMÉ DE PARIPE

SÃO TOMÉ DE PARIPE

Praia de Tubarão - PARIPE

 

 

 

 

 

Praia de São Tomé de Paripe.       

© 2023 pelo Laboratório do Sol. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • youtube
  • Twitter Clean
  • facebook
  • Wix Facebook page
Para me seguir
bottom of page